Nossa História

1952

O sonho de quem acreditava
em um mundo melhor...

Nair Galvão e Blandina Meirelles, em 1952, movidas pelo sonho de criar melhores oportunidades para as pessoas do bairro de Pinheiros, começam um trabalho de atendimento assistencial e educacional de crianças pequenas que logo é ampliado para crianças maiores. Ali ficam por cerca de 10 anos num espaço alugado.

1963

De Pinheiros para o Rio Pequeno

Em 1963, Blandina, conhecida como dona Sinhazinha, compra um terreno de 500 m/2 no Bairro do Rio Pequeno, região do Butantã e o doa à instituição, construindo ali um primeiro imóvel. Com a mudança, a organização passa a se chamar Centro Comunitário e Creche Rio Pequeno. Pouco tempo depois, Sinhazinha Meirelles assume a presidência e estabelece, juntamente com sua diretoria, um novo direcionamento ao trabalho institucional. Além das atividades de creche, o Centro oferece cursos de costura e trabalho de geração de renda para as mulheres da região. Uma oficina de costura passa a funcionar paralelamente à creche.

1972

De 500 para 5.000 m/2

Em 1972, um contrato de comodato conseguido por Blandina, faz com que o Estado de São Paulo permita a expansão das atividades. Novos edificios são construídos e um número muito maior de pessoas passa a ser beneficiado.

1993

Homenagem

Depois do falecimento de Blandina, em 1993, a instituição passa a ser chamada Centro Comunitário e Creche Sinhazinha Meirelles em homenagem àquela que o conduziu de maneira incansável por mais de 30 anos. Nos anos seguintes, um conselho de voluntários coordena o trabalho da instituição que se moderniza, se profissionaliza e cresce ainda mais, atendendo também jovens em busca do primeiro emprego.

O Blandina hoje...

A instituição entende que é necessário mudar novamente seu nome. Desta vez para Instituto Blandina Meirelles – acompanhando a ampliação da consciência de nossa sociedade na luta contra o racismo estrutural. Acrescenta ao nome as 3 palavras que descrevem com propriedade a essência de seu trabalho – educação, vínculo e cidadania.

Hoje, o Instituto Blandina Meirelles realiza seu trabalho por meio de três programas e atende diariamente mais de 600 crianças, adolescentes e jovens. Tem como importantes diferenciais a sua proposta educacional baseada num vínculo forte com cada atendido, a qualificação sistemática das equipes, a parceria e o apoio às famílias. Nosso foco é uma educação transformadora que permita o despertar das potencialidades de cada indivíduo e seu desenvolvimento como cidadãos autônomos, responsáveis e solidários. Para tanto temos uma equipe que busca se aprimorar continuamente para realizar com alegria, leveza e competência, um trabalho cada dia mais eficiente.

Acompanhe nossas redes sociais!

Made with ‌

No Code Website Builder